Plantio de ipês amarelos, soltura de balões e homenagem marcaram o ato em defesa da vida

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso realizou, nesta quarta-feira (10/09), dia mundial de prevenção ao suicídio, uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à conscientização sobre saúde mental e a valorização da vida.
O ato simbólico contou com camisetas temáticas, o plantio de ipês amarelos no espaço da instituição e a soltura de balões, representando esperança e acolhimento. A ação também foi uma homenagem em memória a uma jovem servidora da instituição, reforçando a importância de valorizar a vida e fortalecer os vínculos no ambiente de trabalho.

Além da celebração, a iniciativa buscou fomentar a reflexão sobre a importância da saúde mental na sociedade e no cotidiano profissional. Durante o encontro, o psicólogo Carlos Eduardo Gomes dos Santos palestrou sobre a necessidade de desmistificar os transtornos mentais e promover uma cultura de cuidado e apoio. Também esteve presente o pastor Ismar Nogueira, que reforçou a importância de buscar ajuda e se fazer presente uns na vida dos outros.
Para o secretário César Miranda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), está unida na causa do Setembro Amarelo. “É essencial que a gente olhe para o outro com atenção, respeito e empatia no nosso local de trabalho e fora dele. Cuidar uns dos outros no ambiente de trabalho é tão importante quanto cuidar da nossa família, porque todos nós enfrentamos desafios que nem sempre são visíveis e oferecer uma escuta adequada pode salvar a vida de alguém."

A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, reforçou o compromisso da instituição em estimular um ambiente saudável e solidário entre colaboradores e parceiros. “Falar sobre saúde mental é falar sobre vida. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e estender a mão à quem precisa pode fazer toda a diferença.", afirmou.
A Desenvolve MT integra o Programa Saúde e Bem Estar do Governo de Mato Grosso, que foca na saúde física e mental de servidores públicos. Por meio do programa, são oferecidos atendimentos psicológicos, psiquiátricos, além de nutricionistas, endocrinologistas, entre outros, promovendo cuidado integral aos colaboradores.
Participaram do evento os servidores da SEDEC, INDEA, MT Gás, Casa Civil, além da família da jovem homenageada.


Com supervisão de Lívia Rabani.